Plataforma será gerida pela Secretaria do Audiovisual (SAV) e utilizará obras das quais o governo já detém os direitos, além de incluir produções mais recentes


O governo federal anunciará uma plataforma gratuita de streaming focada em obras audiovisuais brasileiras. O lançamento, previsto para o segundo semestre de 2025, tem como objetivo disponibilizar uma variedade de conteúdos, incluindo curtas, médias e longas-metragens, representando a diversidade da cinematografia nacional. A plataforma será gerida pela Secretaria do Audiovisual (SAV) e utilizará obras das quais o governo já detém os direitos, além de incluir produções mais recentes.

O projeto, inspirado em serviços de streaming como Netflix e Prime Video, será totalmente gratuito e contará com produções 100% brasileiras. Com investimento de R$ 4,2 milhões, a plataforma começará com 447 obras no catálogo e tem como meta democratizar o acesso ao conteúdo nacional.

A proposta foi destacada durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, e visa ampliar a visibilidade das produções nacionais. O sucesso do filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, ajudou a fortalecer o apoio ao projeto. O Ministério da Cultura afirmou que a plataforma contribuirá para o aumento do consumo de conteúdos audiovisuais brasileiros e garantirá maior acessibilidade à cultura do país.