Projeto aprovado vai subsidiar aquisição de equipamentos para ações realizadas pelas forças de segurança.


A Secretaria da Segurança Pública de Alagoas vai receber do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), quase R$ 3 milhões para investimentos em segurança nas escolas. O recurso será empregado na aquisição de equipamentos para ações realizadas pelas forças de segurança com foco no combate à violência no ambiente escolar.

O MJSP lançou um edital de chamada pública para subsidiar ações de fortalecimento e aprimoramento de combate a crimes no contexto escolar. O financiamento dos projetos estaduais e municipais visa aprimorar ações de enfrentamento e prevenção de crimes no âmbito da Política Nacional de Segurança Pública, do Sistema Único de Segurança Pública. Ao todo, Alagoas será contemplada com R$ 2.967.200,00 para a execução das ações apresentadas no projeto.

Segundo o superintendente de Gestão Estratégica e Políticas de Integração da SSP, coronel Jairisson Melo, o projeto que foi selecionado irá garantir recursos para o fortalecimento das ações realizadas pela Chefia de Ensino Integrado, Chefia de Articulação Política de Prevenção, a Chefia de Articulação de Polícia Comunitária, a Gerência do Programa de Enfrentamento às Drogas (Proerd), as Bases Comunitárias de Segurança e o Batalhão Escolar da Polícia Militar, além da Delegacia de Crimes Cibernéticos e o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil.

“Criamos uma comissão para elaboração das ações que foram apresentadas no projeto, atendendo ao previsto em edital, e agora iremos atuar para adquirir os equipamentos, viaturas e executar as ações. Serão ações muito importantes, pois vão melhorar desde a atividade de investigação da Polícia Civil até às ações de prevenção desenvolvidas pela SSP e a Polícia Militar”, afirmou.

 

 

 

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou a importância dos recursos, que se somam aos investimentos e políticas públicas de segurança pública que já são realizadas em todo o estado.

“Nossas forças de segurança já realizam um grande trabalho de prevenção a crimes no ambiente escolar e no combate de crimes cibernéticos neste contexto. Com esse aporte financeiro, iremos agora adquirir equipamentos que vão dar mais capilaridade ao trabalho já desempenhado”, disse.

Conjunto de ações previne e combate violência nas escolas

O cuidado com os estudantes e todos aqueles que compõem o ambiente escolar é uma das prioridades da pasta. Diversas ações estão em andamento e garantem que nossas forças policiais consigam atuar de forma assertiva.

Recentemente, a SSP criou um observatório para realizar pesquisas, coletar dados e sistematizar as informações sobre a violência nas escolas com o objetivo de reprimir e prevenir casos delituosos em ambientes escolares de Alagoas. Além da Secretaria da Segurança Pública e da Seduc, também possuem representantes no colegiado o Ministério Público do Estado, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Universidade Federal de Alagoas.

Ainda em parceria com a Seduc, a Segurança Pública vem promovendo encontros no estilo Mesa de Situação para aprimorar o trabalho conjunto preventivo frente às possíveis ações infracionais que por ventura venham ocorrer no ambiente escolar, além de criar mecanismos e debates para fomentar políticas públicas que gerem mais tranquilidade tanto para os profissionais da educação, quanto os próprios alunos.

Há ainda as visitas preventivas e orientativas realizadas pelas Bases Comunitárias da Polícia Militar, o Batalhão Escolar e pela Chefia de Articulação de Polícia Comunitária, além das ações do Proerd, que orientam os alunos sobre os efeitos nocivos do uso de drogas.

Fonte: Agência Alagoas.